Hospital Universitário

UFSM lança licitação para retomar obra da Central de UTIs do Husm

Deni Zolin

Parada desde junho de 2015, com 37% dos serviços executados, a obra da nova Central de UTIs do Hospital Universitário deve ser retomada nos próximos meses. Se tudo correr bem, o Husm passará dos atuais 49 para 82 leitos de tratamento intensivo, o que deve ocorrer no 1º semestre de 2017.

Nesta quinta-feira, a UFSM lançou a nova licitação, que prevê a abertura das propostas de preço em 1º de abril. Portanto, na melhor das hipóteses, a obra deve recomeçar em maio e levar pelo menos oito meses para ser concluída, segundo o pró-reitor de Infraestrutura da UFSM, Eduardo Rizzatti. Iniciada em 2013, ao custo de R$ 9 milhões, a obra parou porque a construtora exigia aditivos, de mais verbas para tocar a construção, o que foi negado pela universidade. Como a segunda colocada não quis assumir o serviço, foi preciso fazer nova licitação, lançada ontem.

Segundo o Husm, já foi feito o levantamento dos equipamentos que precisarão ser comprados. A lista foi enviada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o hospital. A previsão é que a Ebserh licite a compra no segundo semestre para que, no 1º semestre de 2017, a Central de UTIs já esteja em condições de começar a funcionar, o que deve amenizar a falta de leitos de tratamento intensivo na região.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Trote universitário em praça de Santa Maria terá monitoramento por câmeras online

Próximo

Cinco presos por roubo de gado na Região Central são soltos no mesmo dia

Geral